terça-feira, 25 de setembro de 2007

mais história da matemática...

Aspectos históricos matemáticos

Nossos ancestrais, talvez tenham surgido há cerca de 2 milhões de anos na Ásia, sendo que não se sabe ao certo quando vieram a se tornarem seres humanos. Também o momento em que os homens passaram a comunicar-se entre si é de difícil determinação, mas é certo que é o único animal que conseguiu, através de seus desenhos, transmitirem seus conhecimentos acumulados de geração em geração aos seus descendentes.
O uso do fogo pelo homem faz parte do seu desenvolvimento cultural, a percepção de noções primitivas como a diferença entre o circulo da lua e a reta de um osso, entre um animal e uma rebanho, uma arvore e uma floresta, fazem parte das primeiras noções de números, formas e quantidades diferentes. Mesmo sem conhecer um sistema numérico, o homem primitivo tinha uma idéia nítida e clara, para indicar uma quantidade de dois, três, quatro ou cinco elementos usando-se os dedos das mãos nas suas comparações. Foi a partir da percepção da sua própria anatomia e das necessidades adjacentes, como contar o número de ovelhas em um rebanho, que o homem, durante o surgimento das primeiras civilizações, desenvolveu os primeiros conceitos matemáticos.
As civilizações primitivas que mais contribuíram para o desenvolvimento da matemática foram: os babilônios (contribuições na álgebra); os gregos (geometria); os hindus (nosso sistema de numeração); os árabes (álgebra); os egípcios (trigonometria); dentre alguns outros.
Concentrando nossa atenção nos egípcios, uma das mais célebres civilizações do passado, que ficou marcada com a construção das grandes pirâmides, que se conservam até os dias atuais, atingiram seu ápice por volta de 2500 ac, essa civilização tinha como base da economia a agricultura que era beneficiada com as férteis terras as margens do rio Nilo.
Os conhecimentos matemáticos deixados pelos egpicios foram encontrados através de papyrus(documentos manuscritos). Uma das grandes contribuições está o estudo de frações que surgiu no Egito às margens do rio Nilo, pela necessidade de se realizar a marcação das terras que se encontravam a margem do mesmo. No período de junho a setembro, o rio inundava essas terras, levando parte da marcação. Logo, os proprietários destas terras tinham que remarcá-las. A marcação destas terras era realizada pelos geômetras dos faraós, que utilizavam cordas como unidade de medida, denominados estiradores de cordas.
A marcação era realizada da seguinte maneira: esticava-se as cordas e assim se observava quantas vezes aquela unidade de medida estava contida no terreno. Como a medida dos terrenos, na sua maioria, não era dada exatamente por números inteiros, surgia então a necessidade de um novo conceito de número, o número fracionário.
Os egípcios usavam frações unitárias, ou seja, com o numerador um dividido por um número inteiro, como por exemplo: ½, 1/3, ¼,... Eram denominadas frações egípcias.
As frações unitárias eram representadas por inscrições hieroglíficas, como exemplo a fração 1/8 era representada da seguinte maneira .Todas as frações tinham este sinal oval na parte superior, e o outro número com sua respectiva representação, como 1/20 que era representado por
Encontramos em alguns registros, a substituição do sinal oval por um ponto, colocado sobre uma cifra, como no Papiro de Ahmes, a fração 1/8 é representada como e 1/20 como .

9 comentários:

Luciano Dias Ferreira disse...

texto de minha autoria espero que gostem.

Luciano Dias Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Boa tarde Luciano!
Estava visitando seu blog e achei muito bem construído e analisando observei vários temas de matemática e eu estou desenvolvendo um projeto sobre trigonometria para ser aplicado com professores no uso de material manipulativo dentro da sala de aula.Gostaria de saber se você tem algo semelhante que ainda tenha postado em seu blog? E se poderia me enviar?
Obrigado e parabéns por seu trabalho!

Francisco de Paula Costa disse...

Boa tarde Luciano!
Estava visitando seu blog e achei muito bem construído e analisando observei vários temas de matemática e eu estou desenvolvendo um projeto sobre trigonometria para ser aplicado com professores no uso de material manipulativo dentro da sala de aula.Gostaria de saber se você tem algo semelhante que ainda tenha postado em seu blog? E se poderia me enviar?
Obrigado e parabéns por seu trabalho!
meus e-mails: paul_fra30@hotmail.com e fdepaulacosta.costa2@gmail.com

Anônimo disse...

Hi there! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout
out and tell you I truly enjoy reading through your posts.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that
cover the same subjects? Thank you!

Feel free to visit my site: acheter followers twitter

Anônimo disse...

Howdy are using Wordpress for your blog platform?
I'm new to the blog world but I'm trying to get started and create my own.
Do you need any coding knowledge to make your own blog?
Any help would be greatly appreciated!

Also visit my web page plus de vues sur youtube

Anônimo disse...

hello!,I love your writing so so much! percentage we communicate
extra about your post on AOL? I need an expert in this space to unravel my problem.
Maybe that is you! Looking ahead to see you.

Here is my webpage: google link building

Anônimo disse...

It's appropriate time to make a few plans for the future and it is time to be happy. I have read this put up and if I may just I desire to counsel you some interesting things or tips. Perhaps you can write next articles regarding this article. I wish to read even more issues about it!

Feel free to surf to my webpage: seo backlinks tool

Anônimo disse...

Hey! Quick question that's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my apple iphone. I'm trying to find a theme
or plugin that might be able to fix this problem.

If you have any suggestions, please share. Many thanks!


my web blog ... seo sem service